Quem nunca se apaixonou quando viu um Quarto com Led? Autoadesiva e flexível, a fita de LED é uma invenção prática no mercado. O produto possui uma ampla gama de aplicações para decorar sua casa e está disponível em diversas dimensões e cores. O LED converte energia elétrica diretamente em luz e, devido às suas características especiais, requer atenção especial durante a instalação. Consulte o guia passo a passo para ajudá-lo neste processo
1 – Primeiro Passo, Compra dos Materiais
Primeiro, tenha todos os materiais necessários em mãos:
1 – Kit Completo Fita LED RGB ou Branco Quente e Branco Frio (Recomendamos comprar Fita led na Amazon clique no link anterior)
1 – Estilete ou Tesoura (Caso Seja necessário cortar a fita)
É importante notar que algumas fitas vêm com um kit pronto: os próprios LEDs + Adaptador (driver) + conectores. Nesse caso, não há necessidade de comprar nenhum material adicional.
2 – Segundo passo, A conexão
Para evitar choque elétrico, desligue a energia antes de iniciar. O primeiro passo é ajustar o tamanho da fita de acordo com a aplicação. A fita de LED pode ser cortada se necessário, Há pontos de corte marcados na própria fita, geralmente a cada 3 ou 6 LEDs. Mas não faça isso com ela ligada na tomada! Lembre-se de desconecta-la da rede elétrica para não causar acidentes. Se a fita for cortada no meio de um módulo, os LEDs desse grupo podem não funcionar. Os modelos disponíveis no mercado variam normalmente de 60 a 120 LEDs por metro. Boa parte das fitas disponíveis no mercado possuem indicador de corte

A linha de corte para as tiras com 60 LEDs por metro é a cada 3 lâmpadas. No modelo com 120 LEDs por metro, o corte pode ser feito a cada 6 LEDs. As áreas de corte são geralmente indicadas pelo símbolo de uma pequena tesoura ou você pode identificá-las com um elo metálico. Meça o local a ser aplicado e corte após a conexão da fonte na metragem a ser utilizada
Alguns produtos possuem uma camada de silicone como proteção. Isso permite que a fita seja usada ao ar livre, o que pode absorver um pouco de umidade.
A fita deve ser conectada a Fonte. A maneira mais fácil de fazer, um pequeno dispositivo que permite a conexão sem solda ou fita isolante.
A fonte de alimentação funciona para estabilizar a tensão proveniente da rede elétrica. Deve ser usado de acordo com a fita adquirida de acordo com as instruções da embalagem. Preste atenção à compatibilidade de corrente, tensão de saída e potência total.
3 – Terceiro passo, A Aplicação
Limpe completamente a superfície onde deseja aplicar a fita. Remova a poeira e sujeira com um pano úmido ou álcool e espere secar.
É hora de colar a faixa de LED: observe que há uma faixa de dupla face na parte traseira para isso. Coloque onde quiser e termine.
Dicas:
Se você for colar a faixa de LED atrás de alguma superfície próxima a parede ou chão, ela deve estar de 3 a 6 centímetros de distância da parede para que possa refletir a luz, o que cria um efeito muito interessante. 5 centímetros acima do nível do gesso. A parte luminosa está voltada para a parede ou cortina;
Para uso externo, compre fitas adesivas especificadas exatamente para esse uso, que possuem uma camada de silicone para proteção adicional.
Apesar de simples, é sempre recomendado que a instalação da faixa de LED seja realizada por um profissional.